terça-feira, 20 de setembro de 2011

Critérios para ser um bom Product Owner

Com o advento do Scrum, surgiram alguns novos papéis nas empresas, como o do Product Owner, mais conhecido como P.O., Scrum Master e Time.

Sem dúvida alguma, o papel de P.O. é de suma importância dentro das equipes, é tão importante quanto o do Scrum Master, que infelizmente muitas pessoas acreditam ser o único e mais importante papel, já que ele é o responsável por manter os processos em dia. Infelizmente as pessoas acabam esquecendo que O P.O. é o responsável por manter a visão do projeto/produto, que é o meio de comunicação entre a equipe e o cliente, que sem ele o Scrum Master e o Time não teriam razão insumos suficientes para desenvolverem o produto, já que o P.O é a materialização das regras de negócio do produto, ele é principal representante do cliente para e equipe. Enfim... figura fundamental do time.

Abaixo, gostaria de citar alguns critérios que acredito serem importantes para se tornar um bom Product Owner.
  1. Ser comprometido com o projeto/produto.
    Sem dúvida alguma, um bom P.O. precisa estar comprometido com o negócio em que está envolvido, e com a equipe. Aqui a sugestão seria, não seja P.O. de mais de um produto/projeto, pois isso irá dificultar o seu comprometimento e conhecimento sobre os projetos, mas sabemos que muitos fazem isso, se envolvem com um ou mais projetos ao mesmo tempo.
  2. Boa comunicação
    Item imprescindível para um bom P.O., pois ele será a ponte de comunicação entre o time, cliente e stakeholders.
  3. Ter espírito de liderança
    Outro ponto fundamental, é ter espírito de liderança, pois ele será o responsável por toda a visão do projeto/produto, tendo o poder de alterar a qualquer momento, guiando a equipe no processo de desenvolvimento.
  4. Possuir boa habilidade em negociação
    O que falar de um P.O. que não tenha habilidade de negociar com o Cliente e com a Equipe ? Bom, uma coisa é certa o backlog nunca irá parar de crescer. Outro ponto é que ele não saberá negociar com a equipe os itens que irão entrar nas sprints. Logo, eis um item muito importânte na vida de um P.O.
  5. Ser um visionário
    Muito importante, pois poderá vir do P.O. a visão do produto no levantamento dos requisitos, mas a visão não se restringe apenas no ínicio do projeto, ela poderá se propagar em todo o ciclo, pois será de suma importância o P.O. identificar se o Projeto/Produto está tomando o rumo esperado pelo mercado, caso não esteja, é de responsábilidade dele fazer uma análise de mercado para ver o que poderá ser feito do produto/projeto. Também é de responsábilidade do P.O. difundir a visão entre os evolvidos no projeto.
  6. Ser qualificado para o projeto/produto
    Aqui acho que vou criar um pouco de polêmica, mas francamente um P.O. que não seja qualificado irá atrapalhar mais do que ajudar. Óbviamente o P.O. não precisa ser um especialista do negócio, mas o quanto mais ele conhecer, mais irá ajudar, e também deverá ser uma pessoa qualificada para o produto/projeto.
  7. Trabalhar em equipeO P.O. tem que trabalhar para o time e com o time, pois ele é o ponto focal do negócio para a equipe Scrum, logo ele não deverá adotar um perfil centralizador, negligenciando a informação da equipe. O P.O. faz parte do time!
Resumindo...
Para se tornar um bom P.O. eu diria que a pessoa teria que ter a grande habilidade de lidar muito bem com as pessoas e com os requisitos de software. Também ser organizado, pois organizar backlog é uma tarefa muitas vezes dificil e que requer muita atenção do P.O.E para finalizar: "Ouça sempre o que o seu time tem a dizer, análise as informações que chegam, e só depois tome alguma decisão. Não tenha medo de se envolver com os demais pápeis do Scrum, o quanto mais o P.O. se envolver no processo de desenvolvimento do projeto, mais ficará ciente do andamento da equipe e de suas dificuldades, participe das Dailys e retrospectivas sempre que puder."

E nunca esqueça:
"O Product Owner é um membro da equipe Scrum, assim como o Scrum Master e o time."

Abraços e até a próxima!


Referências:
Gestão de Produtos com  Scrum - Roman Pichler
Desenvolvimento de Software com Scrum - Mike Cohn

Nenhum comentário:

Postar um comentário