domingo, 11 de setembro de 2011

Ágil cabe na minha empresa ?



É notável que hoje muitas empresas pensam em adotar metodologias ágeis para o desenvolvimento de software acreditando ser a melhor forma de resolver os problemas que tem nos seus projetos.
Infelizmente a grande maioria das empresas acabam adotando algumas práticas ágeis achando que elas irão resolver os seus problemas, sem antes mesmo de ver a causa raiz deles.

E gostaria aqui de repetir um clichê dos agilistas: "Desenvolvimento ágil não é uma bala de prata que irá resolver todos os seus problemas"

E gostaria ainda de acrescer ainda algo mais: "Você poderá piorar ainda mais seus processos e criar um ambiente ainda mais caótico para seus projetos."

Um bom conselho que gostaria de dar a você caro leitor, é: "Antes de implantar qualquer prática ágil em sua empresa, antes de contratar qualquer consultoria ou coaching ágil para seus projetos, reveja seus processos e objetivos de sua empresa".

O fato de rever seus processos irá ajudar a mapear os gaps que existem e que lhe forçam muitas vezes a pensar em adotar algo diferente para sanar esses problemas.
Infelizmente, caso você tenha problemas processuais, o que não é nada muito fora do normal acontecer, mesmo adotando um framework ágil você não irá resolve-los, e ainda irá correr o risco de esconder os seus problemas que poderão culminar o fracasso de seus projetos.

Mas então vem a pergunta do título, como saber se o ágil cabe na minha empresa ?
R: Segue abaixo as minhas considerações:
  1. Ser uma softhouse. Infelizmente não conheço nenhum case que se tenha usado metodologias ágeis em projetos que não sejam para software.
  2. Analise se as metodologias ágeis irão ajudar a melhorar o seu ROI, caso realmente venha contribuir, o que geralmente elas fazem muito bem, acho que é um bom indicio de se pensar em adotar alguma prática ágil.
  3. Não menos importante, abertura a mudança e comprometimento do seu time com as propostas das metodologias ágeis
  4. Tenha seus processos muito claros e mapeados antes, pois isso irá ajudar a saber se cabe ou não em sua empresa.
    Isso ajuda bastante a compreender como funciona cada time e auxília a escolha da metodologia que mais se adapta a realidade deles.
  5. Seu modelo de negócio consegue ter a participação do cliente de forma efetiva, seja ele client-in site ou o usuário final.
  6. Sua equipe ter pessoas experientes e se possível com que já tenham trabalhado com alguma metodologia ágil.
  7. Times pequenos, não mais do que 10 pessoas.
OBS: Apenas citei alguns pontos que acho crucial para implantação do ágil em empresas de software. Sinceramente, se você já usa alguma metodologia baseada no PMBOK e está se sentindo bem com ela, que a saúde de seus projetos é boa e que não há uma necessidade urgente de aumentar o ROI, tenha calma e analise bem se compensa mudar.

E aí, vai encarar ?

Desenvolvimento ágil exige muito esforço corporativo, compreenção e muita paciência para os envolvidos, pois geralmente se leva de 6 meses a 1 ano para se colher realmente algum fruto.

Abraços e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário