quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Agilidade com Django

Nos pots anteriores, vinha falando sobre APM ou Agile Project Management, ou ainda apenas Desenvolvimento Ágil.
Enfim, resolvi diversificar o blog, e escrever também sobre ferramentas que auxiliam a produtividade de equipes ágeis, e a escolhida da vez será o framework - Django.

Vamos lá...
Para começar Django é um framework web de alto nível e escrito em Python, uma poderosa linguagem multiparadigma, caso não conheça a linguagem, aconselho a dar uma visitada no site oficial, clicando aqui.

Django


O framework foi criado pelo grupo editorial "The World Company" para a criação da versão web de seus jornais. Posteriormente, em 2005, foi liberado sob a licença BSD, tornando-se assim um software de código aberto.
Assim como outros frameworks ágeis, Django utiliza o conceito DRY (Don't Repeat Yourself) ou em português "Não se repita".
O framework, adota o modelo de convenção, no lugar das massantes configurações, isso acaba agilizando bastante o desenvolvimento.


Inside of Dango


Model Layer - Camada de representação de dados do projeto. No caso do Django, o sistema ORM (Object-relational mapper) é frequentemente utilizado na criação dos nossos modelos de classes.
Templates - Comumente conhecido como View no modelo MVC, neste caso alterado para template, pois o framework lida nesta camada com modelos de templates html.
Controller - Em Django essa camada é feita por dois componentes: URL Dispatcher e as Templates (Views)
Resumindo: Django trabalha com o conceito: MTV (Modelo, Template e View), conforme você poderá observar na figura abaixo:


Django overview

Alguns aspectos interessantes sobre o framework:

  • Interface Administrativa automática - Isso mesmo, com Django, você elimina o trabalho de ter que criar uma interface de administração para o seu sistema ou site, ele faz isso automaticamente para você.
  • Suporte a internacionalização
  • Formulários - geração automática de formulários (Html) e fácil manipulação dos dados enviados por eles.
  • Segurança - gerenciamento de autenticação de usuário e controle de permissões.
  • Sistema de cache - componentes prontos para serem utilizados no cacheamento do seu sistema.
  • Sistema de templates - fácil manipulação dos templates, em uma linguagem de manipulação de dados clara e simples de utilizar até por não desenvolvedores, por ex: Webdesigner ou desenvolvedores de interface.
  • Outros componentes - serialização de dados, sistema de testes automatizado, serviço de mensagens (e-mail e troca de mensagens entre usuários), geração de feeds (RSS/Atom), paginação de resultados e etc.

Instalando
  1. Você irá precisar do Python instalado, você poderá obter daqui: http://python/download. Aqui uma OBSERVAÇÃO importante: Caso você opte pela versão 3.x de Python, procure a versão mais atual, neste caso a 1.3
  2. Baixe a última versão do framework do site do projeto, neste caso deste endereço: www.djangoproject.com/download
  3. Descompacte tudo
  4. Com o Python já instalado, abra um terminal (prompt no Windows) com a permissão de Administrador (Windows, acima da versão XP) e vá até o diretório em que o Django foi descompactado.
  5. Agora execute o comando python setup.py install como administrador (Windows, acima da versão XP), caso opte pelo linux/OS X não esqueça de usar o comando sudo.
 O resultado deverá ser igual a imagem abaixo:



Pronto você deverá ter seu Python e o Django devidamente instalados em seu computador, agora é só praticar.
No próximo post, vou explicar como criar uma app com Python Django.


Abraços e até a próxima.


Referências:
Novatec - Python e Django - Osvlado Santana e Thiago Galesi
Django Brasil - www.djangobrasil.org
Django Project - www.djangoproject.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário